segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fábula do Sapo


Hoje aprendi uma fábula muito interessante que metaforiza aquilo que os verdadeiros vencedores devem fazer para alcançar os seus objetivos. Quando falo em vencedores não me refiro a quem, de mão beijada, é colocado no poder nem a quem desempenha cargos de "alto nível". Para mim, os vencedores, são todos os que se incluem no que a seguir vou contar (e que podem passar por nós rotos e descalços em qualquer rua da cidade).
A fábula dos sapos fala de uma corrida de uma centena destes bichinhos até ao cimo de uma torre. Os que assistiam à louca epopeia, gritavam a avisar que eles não iam conseguir. Um a um, os sapos iam caindo antes do topo, sempre perante os gritos loucos e desmotivadores da plateia. Para espanto de todos, um dele subiu, subiu, subiu e alcançou o topo. Era um sapo surdo. Não poderia, de modo algum, ouvir o que lhe diziam e tinha um grande objectivo pela frente: conseguir realizar o seu sonho de chegar ao topo da torre.

A moral desta história, que também vem no documento que me enviaram, é que alguém que quer chegar a alcançar os seus sonhos não deve dar ouvidos à plateia pessimista e chata que constantemente nos rodeia. "Believe in yourself and your dreams will come true!", diz-se no mail ("Acredita em ti e os teus sonhos tornam-se realidade"). Posto isto, não me vou pronunciar muito mais. Apenas remeter para aqui todos aqueles que vivem no pessimismo e que têm o dom de tentar sempre estragar a vida aos outros. Para que conste, eu sou e serei um sapo surdo. Quando chegar ao topo da minha torre eu dou notícias...

Obrigada pela lição P.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário